Obstétrica 3D/4D

A Clínica MOI disponibiliza equipamento de última geração capaz de gerar imagens tridimensionais estáticas (3D) e em movimento em tempo real (4D). Isto significa dizer que é possível ver o rosto do bebê de uma maneira nítida antes mesmo dele nascer.

A ultrassonografia 3D/4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto, é importante informar que dependendo da idade gestacional a imagem que iremos obter é diferente:

Entre 12 e 18 semanas poderemos visualizar o corpo inteiro, mas não conseguiremos ver pequenos detalhes, pois o bebê ainda é muito pequeno;

Entre 22 e 28 semanas o bebê já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso embaixo da pele e ainda tem bastante líquido (o que é extremamente necessário para formação de imagens nítidas), sendo um bom período para visualizarmos o rosto. Sugerimos o intervalo entre 22 e 25 semanas para a realização deste exame, pois é quando há maior satisfação em termos de imagem.

Após as 29 semanas poderemos eventualmente obter boas imagens, entretanto, isto se torna mais difícil, pois o espaço dentro do útero acaba ficando reduzido e o rosto fica a maior parte do tempo encoberto, além do que, pode não haver líquido suficiente para sua realização.

Orientações

Trazer exames anteriores caso não tenham sido feitos na Clínica MOI;

Não comer chocolate ou outros doces antes do exame;

Benefícios

- Estético.

- Melhor avaliação da superfície e da anatomia fetal.

- Diagnóstico de malformações de superfície e complemento no diagnóstico das malformações grosseiras.

- Observação do comportamento do bebê dentro do útero.

- Maior interação entre os pais e o bebê, devido a nitidez das imagens.

- Maior sentimento de confiança e de segurança no acompanhamento da gestação.

- Documentação mais detalhada e de mais fácil compreensão.

Obstáculos

- A posição fetal: quando o feto está com a face voltada para as costas da mãe torna-se impossívelgerar uma imagem do rosto, por isso dizemos que é um exame “feto dependente”.

- O volume e as características do líquido amniótico: o líquido amniótico provém para o aparelho o contraste necessário para a formação de uma boa imagem. Quando o volume de líquido está diminuído ou se ele fica muito ecogênico (branco) isso pode impossibilitar a formação de uma boa imagem.

- A atenuação do som nos tecidos maternos: como a qualidade da imagem está diretamente ligada à passagem do som pelos tecidos maternos, em situações onde o som tem dificuldade de passar, como em pacientes com fibrose por cirurgias prévias ou em pacientes com tecido adiposo espesso, a imagem poderá ficar ruim.

- As condições ideais para a realização do exame 3D/4D nem sempre são possíveis de serem alcançadas!

Orientações

Observem as orientações relacionadas ao seu exame.
É importante segui-las adequadamente para que possa ser realizado da melhor forma. Qualquer dúvida entre em contato conosco.

Saiba mais
Fale
conosco
Convênios
Unimed Saúde Caixa